12 Experiências em Glasgow, maior cidade da Escócia
Sediando a COP-26 deste ano (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021), GLASGOW fica a 50 minutos de trem de Edimburgo (capital), é famosa por sua arquitetura vitoriana e art nouveau, além de ser a maior cidade da Escócia e merecer ser incluída no seu roteiro de viagens à Grã-Bretanha. * Para ir à Glasgow partindo de Londres, de trem, confira a companhia Avanti West Coast, com 4h30 de duração.
1. The Style Mile
Glasgow é o segundo melhor destino para compras no Reino Unido, depois de Londres.
Passeie pelas ruas Sauchiehall, Buchanan (shopping Buchanan Galleries + a famosa cabine telefônica azul do seriado D. Who.) e Argyle.

2. Bares da bucólica Ashton Lane

3. Prédios e obras de Charles Rennie Mackintosh pela cidade
Um dos mais importantes arquitetos e designers escoceses, símbolo da art nouveau. Confira Kelvingrove Art Gallery and Museum, The Hunterian Museum and Art Gallery. salão de chá Willow Tea Room e sua casa original, a Mackintosh House. * se você jogou The Sims, a cadeira preta de encosto super alto da “família Caixão” é inspirada em uma de suas obras.

4. GoMA
A contemporânea Gallery of Modern Art é a mais popular da Escócia, com acervo que inclui Andy Warhol e Sebastião Salgado.

5. Kelvingrove Park
Parque que acolhe turistas, moradores e seus animais de estimação em picnics e banhos de sol. É possível que você se depare com lontras e raposinhas. Nele também há o Kelvingrove Art Gallery, com mais de 8 mil ítens de arte, história natural, armas e armaduras medievais. Você também encontrará a pintura “Cristo de São João da Cruz”, de Salvador Dalí.
Na parte externa do museu, a estátua de Duke of Wellington, que hoje mantém com bom humor o cone de trânsito que os moradores mais rebeldes colocavam todas as noites que a polícia retirava, por 30 anos.


6. Glasgow Cathedral
Do séc. XIII é dedicada a São Mungo, padroeiro local.

7. Riverside Museum
Projetado pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, hoje é casa do Museu do Transporte e conta sobre a evolução dos meios de transporte.

8. The Burrell Collection
Com mais de 8.000 ítens europeeus medievais, clássicos, gótico-elizabetanos, chineses e indianos.

9. Melhores vistas da cidade
Subindo a Glasgow Tower, com 127 metros de altura (£6.50); e pôr-do-sol em Necrópoles de Glasgow (onde também há uma cabine azul na praça ao lado, como no seriado D. Who).

10. Clydeside Distillery
Destilaria de uísque com visitas guiadas e café com pratos escoceses harmonizados com o uísque de sua produção.



11. Rota de Street Art (Mural Trail)

12. National Theatre of Scotland

XoXo,
@laurakassab
Mais sobre:
10 Motivos para Viajar pela Grã-Bretanha de Trem
10 Motivos Para Viajar Pela Grã-Bretanha de Trem (versão Web Story)
12 Viagens de Trem pela Europa
COMO CONHECER A GRÃ BRETANHA SOBRE RODAS E TRILHOS
Mais sobre Grã-Bretanha: turismo sustentável