Laura K Moda PRADA – Tudo que você precisa saber sobre a marca

PRADA – Tudo que você precisa saber sobre a marca




Hey guys! Nosso sexto post sobre marcas. E to cada vez mais animada com o feedback de vocês sobre os vídeos e materiais.
Se o couro foi o material chave de sucesso de grande parte das maiores marcas de luxo do mundo, a italiana Prada com certeza ganha destaque nesse podium com a exclusividade de seu criador Mario Prada nos materiais, utilizando até couro de leão marinho.

O início da marca foi em 1913 com malas de viagem, bolsas e artigos de couros exclusivos, tudo feito a mão. Sua primeira loja chamava Fratelli Prada (Irmãos Prada), em parceria com seu irmão Martino.

65 anos depois (1978), a neta de Mario – Miuccia Prada – assumiu junto com seu marido Patrizio Bertelli, dando um olhar mais crítico e moderno à marca. Ela participava de movimentos estudantis e quis levar um novo conceito de mulher empoderada, independente, inteligente, ousada e moderna… oposto do sensual e feminino visto na época em outras marcas.

Acho bem interessante essa parte… porque agora em 2018 os movimentos pras mulheres serem respeitadas de fato na sociedade tão muito fortes… Imagina 40 anos atrás em uma época que os homens realmente não aceitavam mulheres dando opiniões nem nas criações… femininas!

A primeira mulher a ter voz na marca foi a filha de Mario, Luisa Prada, que cuidou da administração da loja por mais de 20 anos. Então fico imaginando a vontade da Miuccia em mostrar serviço. Logo em seu primeiro desfile prêt-a-porter, ela fez tanto sucesso que a editora da Vogue americana Anna Wintour chegou a falar que “Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão”.

O grande lançamento da marca no mundo do luxo foi com o lançamento da bolsa preta mais básica, que começou a ser usada por celebridades. Um grande boom, chamando bastante a atenção e recuperando o status da marca, foi a Mochila Prada preta, em náilon com alças de couro. Linda, resistente e de alta durabilidade. Me parece ter bem a essência da Miuccia mesmo. Ela continuou apostando no náilon e foi introduzindo estampas e outros detalhes que definem a marca até hoje, como o triângulo invertido em metal, chamando mais atenção pro nome da marca. Outro lançamento foi o sapatênis, unindo conforto e luxo. Também, bem Miuccia.

Logo antes e depois.

1979 – Primeira coleção de sapatos femininos
1980 – Bolsa Prada Pocono, feita em náilon utilizado pela marinha.
1984 – Mochila Prada BackPack.
1986 – Primeiras lojas em Madri e Nova York. Em seguida Paris, Londres e Tóquio.
1988 – Primeira coleção de roupas femininas.
1990 – Lançamento da Miu Miu, a segunda grife de Miuccia, com melhor custo mas sem deixar de lado a essência da marca.
1993 – Abertura da segunda loja, em Via della Spiga, um dos principais pontos europeus para artigos e acessórios de alto luxo. Nessa mesma época, adotaram o tapete verde palha como padrão, que foi adicionado a todas as outras unidades até hoje.
1994- Primeira coleção de roupas masculinas, calçados e acessórios.
1995 – Fundação Prada que abriga diversas exposições de arte.
1997 – Prada Sport Linea Rossa: linha esportiva, conhecida pela linha vermelha.
2000 – Primeira coleção de óculos de sol e cosméticos.
2001 – Loja Prada Epicenter NY, loja com conceito inovador.
2004 – Prada Donna, primeiro perfume.
2006 – Prada Amber, primeiro perfume masculino.
2006 – Filme “O Diabo Veste Prada” em homenagem a marca.
2007 – Perfume Prada Infusion D’Iris.
2007 – Celular LG PRADA KE850: “PRADA Phone by LG”.
2008 – Óculos Prada Butterfly.
2008 – Inovação com linha de bijuterias em estilo vintage retrô.
2008 – Miuccia é a primeira estilista a aparecer na The New York Magazine.
2009 – Prada L’eau Ambrée.
2009 – Lançamento do livro sobre a marca.
2009 – Prada Transformer, espaço para eventos e desfiles de moda.
2010 – Prada Made In, linha exclusiva, feita à mão e com contribuições de diversos locais do mundo.
2010 – Prada Private, com as letras PR das haste dos óculos substituíveis por outras do alfabeto, números e desenhos de caveira.
2010 – E-commerce
2011 – Prada Amber Pour Homme Intense, edição limitada da fragrância masculina.
2011 – Candy, perfume bem doce e mais sensual.
2012 – Resort 2012: coleção de roupas, sapatos e bolsas com elementos inspirados na coleção masculina, com estampas floridas e divertidas, remetendo aos anos 60.

XOXO,
Laura K.

Fontes: Wikipedia, Etiqueta ÚnicaMundo das Marcas.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

7 Vinhos com + 15% de Desconto: Especial Copa do Mundo Coloração Pessoal: Os Azuis de Cada Paleta Coloração Pessoal: Os Verdes de Cada Paleta 7 Passos Para Se Vestir Como Uma Italiana Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Primavera Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Outono Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Inverno Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Verão Chemise: 5 Looks Para Desfilar nas Viagens ao Litoral Chemise: 5 Looks Chic