Por Andressa Lima:

Bom dia girls!!


Hoje vim falar de um tema que é bastante popular dentro das academias e muitos optam por não fazer.
Ou então só fazer esse tipo de exercício, muitas vezes de forma incorreta não obtendo seus benefícios.

Os exercícios aeróbicos se definem por realizar o uso de oxigênio durante a produção de energia no músculo. São atividades que envolvem muitos  grupos musculares, de forma ritmada, contínua e por um longo período de tempo. 

As modalidades que se enquadram dentro dos “exercícios aeróbicos” são variadas:
– desde a caminhada, aulas de dança, natação, ciclismo, corrida e outros realizados em intensidade moderada, porém com freqüência cardíaca acima do nível mínimo. De acordo com a capacidade da pessoa, sempre.

Eles proporcionam inúmeros benefícios a saúde, como: aumento do metabolismo, aumenta as enzimas que oxidam a gordura, mantém o músculo ativo, fortalecem os músculos do corpo todo, tonifica a musculatura, melhora a circulação sanguínea, aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e aumento de energia muscular.

A prática regular também  reduz o risco de doenças cardiovasculares, auxiliam na eliminação do colesterol, reduz o risco de osteoporose e ainda proporcionam qualidade de vida .

Muitos praticantes de musculação abominam fazer esse tipo de atividade pensando que poderá atrapalhar no seu ganho de massa magra e está ai um grande erro, pois em muitos casos há uma indicação de se realizar no mínimo um ”EPOC”  (consumo excessivo de oxigênio pós esforço) após o treino de musculação.

O EPOC nada mais é do que uma atividade aeróbia após o esforço físico, ou seja, após o treinamento para recuperar processos fisiológicos que foram desgastados durante o treino, em muitos casos então é usado o EPOC como uma função auxiliar e as vezes determinante para a contribuição do gasto energético, independente do objetivo ser emagrecimento ou não.

O exercício aeróbico faz com que a gordura armazenada nos músculos seja eliminada. Porém é normal que ao praticar os exercícios aeróbicos, a massa muscular aumente e o peso continue o mesmo, no entanto a gordura estará em processo de eliminação e o corpo perderá  massa ”gorda” para ganhar a massa magra.

Vale ressaltar que o exercício aeróbico é importante juntamente com os exercícios com pesos, musculação. Ambos  se complementam, um ajudando o outro, pois  mesmo que sua expectativa não seja a de perder peso, seja só de ganhar massa magra, ainda assim o exercício aeróbico vai ajudar na sua condição cardiovascular e te dará melhor desempenho até nas outras modalidades, proporcionando benefícios a saúde, pois melhora a qualidade de vida e reduz a probabilidade de doenças.

E também todas essas condições também ajudam esteticamente, pois poderá ganhar massa magra tranquilamente, e em conjunto da atividade aeróbia vai ajudar a definir o corpo, não deixando com aquele aspecto “inchado” de quem só faz musculação.

A menos que você goste, ou seja uma atleta profissional em fase de ”off”). Fora isso, a maioria das mulheres apreciam e desejam ter um corpo harmonioso ressaltando os músculos, sem inchaço.
Isso não irá interferir no seu ganho de músculos, somente ajudar! Portanto, sem medo, mesmo que em intensidade moderada, faça!

Pessoal, fica aqui então explicado um pouco sobre os exercícios aeróbicos.
Abrindo já um leque para aprofundarmos o assunto falando sobre os exercícios e aparelhos desta modalidade convido vocês para lerem os próximos posts semana que vem onde vou mostrar certos aparelhos e suas funções determinantes.

Beijos e até a próxima!