8 Experiências Vinícolas Para Viver na Austrália
Há algo poeticamente embriagante em se perder entre os vinhedos da Austrália, onde cada taça de vinho é uma história de tradição e sabor. Imagine-se caminhando pelas fileiras ordenadas de Barossa Valley, enquanto o sol dourado passa pelas vinhas que deram origem a clássicos inigualáveis como o Penfolds Grange Shiraz. Ou talvez você prefira a aura histórica da Seppeltsfield, onde cada gole de seu centenário Tawny conecta o presente a uma linhagem que remonta a 1851. Essas vinícolas são portais para um mundo onde o glamour e a sustentabilidade andam de mãos dadas, como visto nas práticas ecológicas da Yalumba. Cada visita é uma experiência que transforma cada gole de vinho em uma conversa íntima entre você e a rica cultura que define a Austrália.
1. Penfolds:
O Penfolds Grange: vinho mais icônico da vinícola, conhecido por sua complexidade e qualidad, recebeu 100 pontos de ambos o Wine Spectator (US) e o Robert Parker’s Wine Advocate (US) para o mesmo vintage, tornando-se a única vinícola australiana a alcançar essa distinção.
Além do Grange, a Penfolds produz uma variedade de outros vinhos de alta qualidade, incluindo o Penfolds Bin 707 e o Penfolds Bin 389.
Experiência Cellar Door: a Penfolds oferece uma experiência única em sua Cellar Door no Barossa Valley, onde visitantes podem degustar vinhos e aprender sobre a história e a produção da vinícola.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
2. Yalumba:
O Yalumba Eden Valley Viognier: é um dos vinhos mais premiados da vinícola, conhecido por sua complexidade e equilíbrio. Foi classificado como o melhor vinho de supermercado em uma lista da Revista Bula, baseada nos prêmios do Decanter World Wine Awards.
O Yalumba Barossa Shiraz: é outro vinho de alta qualidade produzido pela vinícola, com uma longa história de produção. É conhecido por sua complexidade e estrutura, refletindo a qualidade das uvas cultivadas no Barossa Valley.
Entre os destaques, suas práticas sustentáveis de viticultura, desenvolvido desde os anos 90, promovendo a produção econômica de uvas de qualidade, e na qual a cada hectare de vinha, a Yalumba planta pelo menos um hectare de vegetação nativa, contribuindo para a biodiversidade e saúde dos vinhedos. Sua fermentação é realizada com levedura selvagem há mais de 20 anos, acreditando que a saúde e biodiversidade dos vinhedos são fundamentais para o sucesso e consistência dos vinhos. A Yalumba é membro da aliança “Australia’s First Families of Wine“, uma iniciativa que visa promover a qualidade e diversidade do vinho australiano.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
3. Seppeltsfield Estate Winery:
A Seppeltsfield também produz uma variedade de outros vinhos de alta qualidade, incluindo vinhos brancos, rosados e tintos, bem como uma coleção de vinhos fortificados. Recebeu prêmios em eventos como o Decanter World Wine Awards, destacando a qualidade de seus vinhos.
Destaque para Seppeltfield Shiraz, e para os Seppeltsfield 100-Year-Old Para Vintage Tawny (1923 e 1924).
Dentre suas experiências, a Seppeltsfield oferece degustações de vinhos, workshops de culinária e tours privados, incluindo a oportunidade de experimentar o Tawny de 100 anos de idade e visitar a famosa Centennial Cellar, que abriga a mais longa linha ininterrupta de Tawny de vintagem única do mundo, datando de 1878. Cada ano, a vinícola lança um Tawny de 100 anos de idade, permitindo que visitantes experimentem esse vinho diretamente do barril em tours guiados. A vinícola inclui uma porta de adega, um restaurante de destino chamado FINO Seppeltsfield, e estúdios de arte e design da JamFactory, além de produtos de cuidado com a pele da Vasse Virgin.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
4. Langmeil:
O Langmeil Freedom 1843 Shiraz: é um dos vinhos mais premiados da vinícola, conhecido por sua qualidade excepcional e complexidade. Recebeu 98 pontos do The Real Review – Huon Hooke em 2021, destacando sua cor profunda, bouquet complexo e paladar rico e opulento. Além disso, recebeu prêmios em eventos como o Berlin Wine Trophy (Gold) e o Global Syrah Masters (Silver). Foi classificado também como Outstanding no Langton’s Classification VI Honour Roll em 2014.
O Langmeil Valley Floor Shiraz: conhecido por sua elegância e complexidade.
A Langmeil oferece experiências de degustação de vinhos em seu Cellar Door, e especiais, como o Freedom Experience e o Old Vine Garden Experience, que incluem visitas guiadas e degustações de vinhos premium.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
5. Rockford:
O Rockford Basket Press Shiraz: é um dos vinhos mais premiados da vinícola, conhecido por sua qualidade excepcional e complexidade. Recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo 98 pontos do The Real Review – Huon Hooke em 2021. O vinho é produzido a partir de uvas cultivadas em vinhedos antigos do Barossa Valley e é envelhecido em barris de carvalho francês e americano por dois anos.
O Rockford Rifle Range Cabernet Sauvignon: é outro vinho de alta qualidade produzido pela vinícola, conhecido por sua riqueza e complexidade. Recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo elogios de Gary Walsh, do The Wine Front.
Cellar Door: a Rockford oferece experiências de degustação de vinhos e seleção premium em seu Cellar Door, e tours guiados.
O uso de equipamentos antigos, como o Bagshaw destemmer/crusher de 1880, é uma característica única da vinícola, que utiliza métodos de produção tradicionais, combinados com técnicas modernas, para produzir vinhos de alta qualidade.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
6. Leeuwin Estate:
A Leeuwin Estate recebeu prêmios em eventos como o Decanter World Wine Awards e foi incluída no Hall of Fame da revista US Wine & Spirits como “International Winery of the Year”. É conhecida por sua abordagem inovadora à vinificação e sua combinação de arte e vinho, com os vinhos da série Art Series apresentando obras de artistas australianos contemporâneos em suas etiquetas.
O Art Series Cabernet Sauvignon: recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo classificação como “Distinguished” no Langton’s Classification of Australian Wine.
Cellar Door e Restaurante: a Leeuwin Estate oferece experiências de degustação de vinhos em seu Cellar Door e restaurante, com uma seleção de vinhos do Margaret River, premium e tours guiados.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
7. Vasse Felix:
Vasse Felix Cabernet Sauvignon: é um dos vinhos mais premiados da vinícola. Recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo 93 pontos do The Real Review e 92+ pontos do Wine Pilot para o vintage de 2021.
Vasse Felix Tom Cullity: é o vinho flagship da vinícola, produzido a partir de uvas cultivadas nos vinhedos originais plantados por Dr. Thomas Cullity em 1967. Recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo 99 pontos do WA Business News, 98 pontos do The Wine Advocate e 98 pontos do The Wine Enthusiast para o vintage de 2020.
Vasse Felix Heytesbury Chardonnay: recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo 98 pontos do The Vintage Journal, 96 pontos do The Wine Enthusiast e 96 pontos do The Real Review para o vintage de 2022.
Cellar Door e Restaurante: a Vasse Felix oferece experiências de degustação de vinhos em seu Cellar Door e restaurante, além de experiências especiais, como tours guiados.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
8. St. Hugo:
St. Hugo Barossa Shiraz: recebeu prêmios e altas notas de críticos de vinho, incluindo 93 pontos do The Real Review e 92+ pontos do Wine Pilot para o vintage de 2021.
Cellar Door e Restaurante: a St. Hugo oferece experiências de degustação de vinhos em seu Cellar Door e restaurante, tours guiados, degustações de vinhos premium e jantares com o chef executivo Simon Hicks.
[ Encontre vinhos Australianos para compra aqui. ]
Leia +: Austrália: Guia para Viajantes Sofisticados
Acerte nas compras de looks para viagens. Vista-se para viver e não viva para se vestir. Invista apenas nas peças que te valorizam fazendo sua análise de Coloração Pessoal comigo online e em poucos minutos, aqui.
XoXo,