Hey guys! Feliz com nosso quinto post de marcas de luxo aqui no blog, com o xadrez mais famoso do mundo da moda da marca Burberry.
Thomas Burberry era inglês e tinha 21 anos quando fundou a Burberry, em Basingstoke, em 1856. Antes, trabalhava como aprendiz de negociante de panos. Iniciou a marca acreditando que as roupas deveriam proteger as pessoas do clima instável inglês. A marca chamava Burberry, mas começou a usar Burberrys já que vários clientes falavam “London Burberrys”.
Sua primeira grande invenção foi 23 anos depois, em 1879, quando criou (e patenteou mais tarde) um tecido respirável e impermeável chamado gabardine. Dando uma nova opção pra quem sofria com os casacos de chuva pesados e desconfortáveis.
1893 – O gabardine vai para os polos, embarcando com o explorador norueguês, zoólogo e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Dr. Fridtjof Nansen.
1901 – O logotipo do cavaleiro equestre com a palavra em latim ‘Prorsum'(‘avante’) é a nova marca registrada.
1908 – Mais uma vez o gabardine parte pra uma viagem inédita em um balão de ar quente, quando Edward Maitland conquistou um recorde mundial de longa distância indo de Londres até a Rússia, em uma distância de 1.797 quilômetros em mais de 30 horas.
1912 – Casaco Tielocken, precursor do trench coat, é patenteado pelo seu fecho de cinto com fivela e apenas um botão no colarinho.
1913 – Burberry se muda pra um local maior em Haymarket
1914 – 1917 – O gabardine é usado em três expedições, incluindo a Endurance, pelo explorador britânico Sir Ernest Shackleton.
1914 – 1918 – Criação do trench coat durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de poder carregar equipamentos militares, protegendo nos momentos de ação com a aba sobreposta e contra a chuva com o gabardine.
1920 – O xadrez da Burberry é registrado como marca comercial e apresentado como forro para os casacos de chuva.
1937 – Participação em mais um vôo recordista em um avião chamado “The Burberry”, onde os pilotos Arthur Clouston e Betty Kirby-Green vestiram as roupas da marca pra ir de Croydon à Cidade do Cabo.
1955 – A marca ganhou uma Garantia Real da Rainha Elizabeth II, como produtora de peças resistentes à água.
1965 – Um em cada cinco casacos exportados da Grã-Bretanha é um produto Burberry.
1972 – Burberry adquiriu formalmente a fábrica em Castleford, consolidando a sua presença no Reino Unido.
1990 – Ganha a Garantia Real do Príncipe de Gales como produtora de artigos de moda.
1999 – Burberry’s se torna Burberry, e ganha um novo logotipo, desenhado por Fabien Baron.
2000 – Primeira loja em Bond Street.
2001 – Christopher Bailey é nomeado Diretor de Design.
2009 – O desfile de moda feminina Primavera/Verão 2010 é transferido de Milão para Londres, marcando o 25º aniversário da London Fashion Week.
2011 – Burberry lança o primeiro “Tweetwalk”, estreando sua coleção de moda feminina Primavera/Verão 2012 no Twitter e publicando todos os looks ao vivo antes de mostrá-los na passarela.
2016 – Líder do mercado no setor “Textiles, Apparel & Luxury Goods” do Dow Jones Sustainability Index.
2016 – Primeira marca a vender a coleção do desfile em seguida da apresentação: See Now Buy Now.
2018 – Riccardo Tisci é nomeado Diretor Executivo e Criativo.
2018 – A Burberry lança um novo logotipo da marca e um novo monograma com Peter Saville.
2018 – A marca anunciou que não usará mais peles de animais e não desperdiçará artigos e complementos que não são vendidos.
Filme Bonequinha de Luxo com Audrey Hepburn e George Peppard vestindo trench coat da marca.
Fontes: Burberry, Etiqueta Única,
XOXO,
Laura K.