Por Ana M.:
Oi mamães e amigas!!
Como foram essa semana?
Aqui tudo igual, mesmas “graças” e “birras” mas agora comecei a observar a vontade de fazer as coisas sozinho, uma fase individualista, acha que sabe fazer tudo e sem limite algum das coisas.
Faltando um mês para completar um ano, o bebê já não é mais tão frágil quanto antes, hoje já consegue fazer algumas coisas sem a nossa ajuda, mesmo que ele ainda dependa de nós, claro. A dependência física e a coordenação motora começam a se destacar ainda mais com o tempo.
Enzo começou a brincar mais sozinho, mesmo tendo mais crianças ao lado dele, ele observa mas fica na dele, ainda não interage nas brincadeiras mas começou a pular, bater palma, jogar as almofadas no chão, como se ele mesmo criasse a própria história na cabeça dele.
Admito que fiquei vendo ele brincar por uns bons minutos, achei tão fofo. A natureza é incrível mesmo!
Observei também que meu filho começou a pegar o copinho de água, colocando-o na boca e em pé, mesmo sabendo que ele cairá, não larga o copo.
Quer comer sozinho e já sabe que o telefone se bota na orelha, começa a nos imitar e quando eu tiro o objeto ou corto a ação dele, vem o choro e a manha, mas é assim que eles tentam nos ganhar e aceitar os erros.
Hoje ele aprontou uma. Deixei a tampa do vaso sanitário aberto e acredito que por muitas vezes me ver ali (normal de mãe e filho, risos…), pensou que não haveria problema em estar também mas de uma outra maneira, com as mãos, sim, Enzo praticamente tomou banho sozinho naquela água, risos…
Fiquei p*** e foi onde comecei a perceber e pensar sobre essa vontade de “desvendar” o mundo sozinho com essa individualidade.
Mas e os limites? Que horas devo me impor?
Neste caso que citei, fui obrigada a dizer um não com um tom mais alto, disse que fiquei muito triste com ele e tirei ele do local, olhei nos olhos e reforcei que aquele ato não era aprovado.
Como comentei em um post anterior, os babys começam a entender as “nãos” agora mas nos ignoram ainda. Nos testam e por isso temos que nos impor.
Mães, nós quem mandamos neles, ainda! É você quem decide o melhor para seu filho.
Mães, nós quem mandamos neles, ainda! É você quem decide o melhor para seu filho.
Mas percebem que quanto mais “nãos” eles escutam, menos nos obedecem, deixem para gastar os “nãos” com problemas realmente perigosos, caso contrário tente desfocá-lo do problema que ele pode causar e não esqueçam de elogiar sempre que fizerem coisas certas.
Deixem descobrir o “mundo”, as coisas novas mas imponham limites, dizem não, olhem nos olhos e eduquem. Educação vem de berço, literalmente!
Um beijo, mães!
Ahhh eu to grávida e aprendendo com essa nova fase.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/
Eu vi, Lady! Parabéns.
Adorei a novidade. Que a Milla venha com muita saúde ; )
Beijinhos,
Laura.
Hahahahhaha! A minha está com 11 meses também e esses dias ela "lavou" a naninha dela na água do vaso sanitário!!! Mas essa fase é deliciosa =)
Oii Lady!! Parabéns!!!
Vais aprender muito e tenta por e prática. não é fácil ser mãe de primeira viagem mas te garanto, tudo vale muito, cada detalhe é intenso e incrível! Por favor, vais nos contando da gravidez também! Beijos em vcs! =))
SÉRIO??? Essa fase temos que estar sempre de olho mas também acho o máximo essas "artes"! Hoje Enzo comeu sabonete e pelo visto gostou, fui tirar, chorou! risos….
Beijos e beijos!! =)))
Aqui eu não discuido a porta do banheiro, sempre sempre lacrada morro de medo. Por vezes lá estou eu fazendo meu papel de rainha sentada no trono e ele desenrolando o papel higiênico. Mas acabou a arte da mãe fecho a porta e ele não entra mais. Hoje comprei protetores de porta, porque apesar de termos ímãs atrás dela ele agora entra no quarto e quer fechar a porta, se prender os dedos Deus me livre hehehe meu prematuro é super ligeiro como tu olha no meu ig Ana, vira o copo, fica de pé, resmunga kkkk haja fôlego! Força na peruca, sábado completamos 1 ano! Beijokas!
Simmmmm Crica, um ano, muitoooo rápido, Vou fazer o post agora e desabafar um pouco sobre essa loucura e alguns cuidados que comecei a ter com o Enzo… Teu prematuro é super saudável, fofo, arteiro e lindo!
Um beijo em vccs dois! =)))