Laura K Arte OS 25 MAIORES PINTORES DO MUNDO

OS 25 MAIORES PINTORES DO MUNDO




Postagem cultural hoje. Quando ouvimos falar sobre esses pintores, temos familiaridade. Mas e se pedirem pra você citar os pintores famosos do mundo, você lembraria de todos eles e saberia suas principais obras e histórias?

No final da postagem, uma lista de documentários sobre eles para os interessados em se aprofundar ainda mais. Minha sugestão é voltar na imagem abaixo quando terminar de ler o post e tentar identificar os autores de cada obra. ; )

25 maiores pintores e pinturas do mundo

Montagem das principais pinturas dos maiores artistas do mundo, por Laura Kassab.

Pra começar, o meu preferido: Renoir!

PIERRE AUGUSTE RENOIR (francês) Sua obra "Rosa e Azul" foi pintada em 1881. Hoje se encontra no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Renoir retratava famílias da comunidade onde vivia. No retrato, filhas de um banqueiro Elisabeth (azul) e Alice (rosa).

Sua obra "O almoço dos barqueiros" foi pintada em 1880. Tem 1,3 x 1,73 m e hoje se encontra na Colecção Phillips em Washington, D.C. É uma pintura a óleo sobre tela marcando a transição do mix entre o detalhado com efeitos esboçados, retratando um almoço no terraço de um restaurante de Paris.

Sua obra "“Dança Le moulin de la Galette” foi pintada em 1876. Hoje se encontra no Museu d'Orsay, em Paris.

OBRA DE PIERRE AUGUSTE RENOIR

OBRA DE PIERRE AUGUSTE RENOIR

OBRA DE PIERRE AUGUSTE RENOIR

LEONARDO DA VINCI (francês)Sua obra "Mona Lisa" foi iniciada em 1503 e concluída em 1517. Tem 77x53 cm e hoje se encontra no Museu do Louvre, em Paris. É uma pintura a óleo sobre madeira, símbolo do Renascimento francês. * Também conhecida por Gioconda, a identidade da mulher ainda é um mistério.

Sua obra "A última ceia" foi pintada entre 1495 e 1498. Tem 4,6 x 8,8 m e hoje se encontra em Santa Maria delle Grazie, em Milão. * A pintura foi danificada por uma porta, perdendo os pés de Cristo.

MONA LISA, OBRA DE LEONARDO DA VINCI

A Última Ceia, obra de LEONARDO DA VINCI

VAN GOGH (holandês) Sua obra mais famosa "A noite estrelada" foi pintada em 1889 e teve como cenário a paisagem da vista da janela do quarto de hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente após uma crise psicótica em que arrancou sua própria orelha. Tem 73,7 x 92,1cm e hoje se encontra no MoMa, em Nova York. É uma pintura a óleo em tela com traços em espirais impressionistas.

Sua obra "Café Terrace at Night" retrata um café em Arles, hoje chamado ”Café Van Gogh”. * A maioria de suas obras têm cores quentes e profundidade de perspectiva.

A noite estrelada, de VAN GOGHCafé Terrace at Night, obra de Van Gogh

CÂNDIDO PORTINARI (brasileiro) Sua obra "Café" foi pintada em 1935. Tem 130 X 195cm. Portinari retratava questões sociais brasileiras. As mãos e pés desproporcionais remetem ao trabalho pesado com os membros no campo.

Café, obra de Cândido Portinari

JACKSON POLLOCK (norte-americano) Sua obra "Composição número 5" foi pintada em 1948. Tem 2,44 x 1,22m. É uma pintura com tinta líquida sobre um painel de fibra. * Há rastros de cinza de cigarro pela tela, devido ao hábito de fumar de Pollock. Foi vendida por $140 milhões em 2006, para um comprador particular.

Obra de JACKSON POLLOCK

PAUL CÉZANNE Sua obra "O Jogador de Cartas" foi pintada em 1892. Hoje se encontra no Museu de Orsay, em Paris. É o quadro mais valioso do mundo, avaliado em US$250 milhões. Uma das versões foi vendida para a família real do Qatar.

O Jogador de Cartas, de PAUL CÉZANNE

RENÉ MAGRITTE (belga) Sua obra "Ceci n'est pas une pipe" foi pintada entre 1928 e 1929. Tem 63,5 x 93,98cm e hoje se encontra no Museu de Arte do Condado de Los Angeles. É uma pintura surrealista que fazia parte de uma série revolucionária chamada "A traição das imagens", que procurava questionar os limites da representação, gerando uma série de discussões filosóficas como o ensaio de Michel Foucault.

Sua obra "The Son of Man" foi pintada em 1964. Tem 116 x 89 cm e hoje pertence a um acervo particular raramente exposto em público. A pintura é um autoretrato.

Ceci n'est pas une pipe, obra de RENÉ MAGRITTE

The Son of Man, obra de RENÉ MAGRITTE

GRANT WOOD (americano) Sua obra "Gótico americano" foi pintada em 1930. Tem 78 x 65,3 cm e hoje se encontra no Instituto de Arte de Chicago. É uma pintura a óleo e realista, inspirada em uma casa de campo de estilo neogótico em Iowa do Sul, retratando o Midwest rural americano, valorizando as características singulares de seu país.

Obra de GRANT WOOD

CLAUDE MONET (francês) Sua obra "A lagoa de lírios de água" foi pintada entre 1907 e 1908. Tem 93 x 74cm e hoje se encontra no Metropolitan Museum of Art, em New York City. É uma pintura impressionista clássica a óleo, parte de uma coletânea chamada Nenúfares, produzidas nos últimos anos de sua vida. Retrata o jardim de Monet, em Giverny.

Obra de CLAUDE MONET

GUSTAV KLIMT (austríaco) Sua obra "O beijo" foi pintada em 1899, tendo como primeiro nome "Casal de Namorados". Tem 180 x 180 cm e hoje se encontra na Galeria Belvedere da Áustria, em Viena. É uma pintura a óleo com folhas de ouro. * Dizem que retrata o próprio Klimt e sua mulher Emilie Flöge.

Obra de GUSTAV KLIMT

JOHANNES VERMEER (holandês) Sua obra "Moça com brinco de pérola" foi pintada em 1665. Tem 44,5 x 39 cm e hoje se encontra no museu Mauritshuis, em Haia. É uma pintura a óleo, sem rascunhos ou estudo prévio de cores e luzes. * Não é certo quem seria a menina, mas há possibilidade de ser a filha de Vermeer com 13 anos de idade. O turbante não era comum na época.

Obra de JOHANNES VERMEER

SALVADOR DALÍ (espanhol) Sua obra "A persistência da memória" foi pintada em 1931. Tem 24 x 33 cm e hoje se encontra no MoMA, em New York City, para onde foi doada. É uma pintura a óleo surrealista, expressando a visão de Dalí sobre a relatividade. * Dalí pintou em poucas horas, enquanto sua mulher e amigos foram ao cinema. Na obra são encontrados alguns ícones do pintor: relógios derretidos e formigas.

Obra de SALVADOR DALÍ

PABLO PICASSO (espanhol) Sua obra "Guernica" foi pintada em 1937. Tem 349 x 776 cm e hoje se encontra no museu Reina Sofia, em Madrid. É uma pintura a óleo produzida em apenas um mês, com tintas preta, branca e cinza, sobre o bombardeamento de Guernica na Espanha, pela Alemanha, do mesmo ano. Picasso foi o pioneiro do Cubismo e é conhecido como o artista mais importante do séc. XX.

Sua obra "Three Musicians" foi pintada em 1921. Tem 2,00 x 2,23 m e hoje se encontra no MoMA 0 Museu de Arte Moderna de New York. É uma pintura a óleo e considerada uma das mais importantes cubistas.

Obra de PABLO PICASSO

Obra de PABLO PICASSO

EDVARD MUNCH (norueguês) Sua obra "O grito" foi pintada em 1893, mas teve outras versões até 1910. Tem 91 x 73,5 cm e hoje suas versões se encontram na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega; Museu Munch e uma delas foi vendida em um leilão da Sotheby's por mais de US$119 milhões. É uma pintura em tempera, óleo, pastel e litografia.

Obra de EDVARD MUNCH

SANDRO BOTTICELLI (italiano) Sua obra "O nascimento da Vênus" foi pintada em 1486. Hoje se encontra na Galeria Uffizi, em Florença. A pintura retrata Vênus sobre uma concha, entre Zéfiro, Clóris e Hora, encomendada pelo político Lorenzo di Perfrancesco.

Obra de SANDRO BOTTICELLI

MICHELANGELO (italiano) Sua obra "A criação de Adão" foi pintada em 1508, para o papa Júlio II. Hoje se encontra na Capela Sistina, em Roma. É uma pintura no teto representando histórias bíblicas sobre a criação do mundo onde Deus e Adão quase se tocam. Obra de MICHELANGELO

DIEGO VELÁZQUEZ (espanhol) Sua obra "As meninas" foi pintada em 1656. Tem 3,18 x 2,76 m e hoje se encontra no Museu do Prado, na Espanha. É uma pintura a óleo retratando uma cena do cotidiano na corte espanhola. * O pintor também está na tela ao fundo do quadro.

Obra de DIEGO VELÁZQUEZ

TARSILA DO AMARAL (brasileira) Sua obra "Abaporu" foi pintada em 1929. Tem 85 x 72 cm e hoje se encontra no Museu de Arte Latino-Americana, em Buenos Aires. É uma pintura antropofágica, símbolo do modernismo brasileiro, feita como presente ao marido de Tarsila, o escritor Oswald de Andrade.

Obra de TARSILA DO AMARAL

DIEGO RIVERA (mexicano) Sua obra "O carregador de flores" foi pintada em 1935. É uma pintura em masonite - espécie de placa de madeira. Suas pinturas foram as mais importantes do México no século XX, famosas pelas cores vibrantes.

Obra de DIEGO RIVERA REMBRANDT VAN RJIN (holandês) Sua obra "A Ronda Noturna" foi pintada em 1642. Tem 363 x 437 cm , pertence ao Museu de Amsterdam, mas hoje se encontra no Rijksmuseum.

Obra de REMBRANDT VAN RJIN

GEÓRGIA TOTTO O'KEEFE (norte-americana) Sua obra "The Lake" foi pintada em 1900. A pintura mostra as ondas suaves e ondulações do Lake George, onde passava os dias, em New York. O'Keefe é considerada a mãe do Modernismo nos Estados Unidos.

Obra de GEÓRGIA TOTTO O'KEEFE

ANDY WARHOL (americano) Sua obra "Latas de sopa Campbell" foi pintada em 1962. Tem 50,8 × 40,6 cm e hoje se encontra no Museu de Arte Moderna de New York. Warhol é o maior representante da Pop Art, com humor e crítica ao consumismo.

Obra de ANDY WARHOL

FRANS HALS (belgo) Sua obra "O Cavaleiro Risonho" foi pintada em 1624. Tem 83 x 67,3 cm e hoje se encontra na Wallace Collection, em Londres. É uma pintura em óleo sobre tela e barroca. Obra de FRANS HALS

GIOVANNI ANTONIO CANALETTO (italiano) Sua obra "A Regatta on the Grand Canal" foi pintada em 1735. É uma pintura inspirada na regata anual no carnaval de Veneza.

Obra de GIOVANNI ANTONIO CANALETTO

JAMES ABBOTT MCNEIL WHISTLER (norte-americano) Sua obra "Mãe de Whistler" foi pintada em 1871. Tem 144.3 × 162.4 cm e hoje se encontra no Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A pintura é em óleo sobre tela e retrata a mãe do pintor. Obra de JAMES ABBOTT MCNEIL WHISTLER

Bônus: uma matéria com 50 documentários sobre os pintores.

Fontes: Cultura Genial, Pensando com Design, Mensagens com Amor, Folha Vitoria, Sala7Design, MultArte

XOXO, Laura K.

2 thought on “OS 25 MAIORES PINTORES DO MUNDO”

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

7 Vinhos com + 15% de Desconto: Especial Copa do Mundo Coloração Pessoal: Os Azuis de Cada Paleta Coloração Pessoal: Os Verdes de Cada Paleta 7 Passos Para Se Vestir Como Uma Italiana Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Primavera Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Outono Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Inverno Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Verão Chemise: 5 Looks Para Desfilar nas Viagens ao Litoral Chemise: 5 Looks Chic