Hey guys! Segundo post de moda com a há anos considerada a segunda marca de luxo mais poderosa do mundo, Hermès é francesa e foi fundada em 1837 por Thierry Hermès que é alemão. Ele mudou com 27 anos com a família pra Pont Audemer, na França (ao norte de Paris).
(VÍDEO RESUMO NO FINAL DO POST)
O INÍCIO DE THIERRY HERMÈS Chegando na França, mesmo nascido na cidade da seda e do veludo (Krefeld), Thierry aprendeu e começou a trabalhar com couro antes de ir para outros produtos de luxo em outros materiais. No início a marca chamava “Caléche” e atendia nobres com a produção de arreios para cavalos, arneses de ferro forjado e freios de carruagens que ganharam vários prêmios. 3 anos depois teve seu primeiro filho com Petronille, Charles-Emile Hermès.
Thierry Hermès
CHARLES-EMILE Com 77 anos, Thierry morre e a marca é assumida por Charles-Emile, que muda a loja pro endereço que é até hoje.
Cerca de 20 anos depois Charles e seus filhos criam o modelo “Haut a Courroies” de bolsa pra montadores carregarem selas. E então 2 anos depois, Charles se aposenta e deixa o negócio para os filhos Adolphe e Emile-Maurice, que renomeiam a marca pra Hermès Frères (Irmãos Hermès).
Charles Emile Hermès
Hermès Frères
ADOLPHE E EMILE-MAURICE 1914 – Após uma viagem aos EUA, perceberam que as pessoas estava viajando muito mais pelo uso de carros e criaram as malas com formatos e fechos exclusivos.
1914 – Emile começa a fornecer selas ao czar da Rússia e ganha direitos exclusivos sobre o uso do zíper em artigos de couro e roupas, tornando-se a primeira marca na França a apresentar este dispositivo.
1918 – Primeiro casaco de couro com um zíper, produzido para Edward, Príncipe de Gales. Com exclusivo acordo de direitos, o zíper ficou famoso na França como fermeture Hermès (fecho da Hermès).
1919 – Adolphe deixa a empresa por causa da queda de vendas de couraça e equipamentos de montaria, deixando com Emile-Maurice. EMILE-MAURICE 1922 – As primeiras bolsas femininas surgem quando a esposa de Emile-Maurice se queixa de não encontrar um modelo que lhe agrade. O próprio Emile-Maurice desenha, então, uma versão menor da bolsa ‘Haut a Courroies’.
1929 – Primeira coleção feminina de vestuário de alta costura com roupas de banho.
1940 – O estoque da embalagem na cor bege utilizada até então, sumiu na Segunda Guerra Mundial, precisando ser trocada pela única cor disponível laranja, que virou ícone da marca: “os melhores presentes vem em uma caixa laranja”.
1950 – Novo logotipo com base em um desenho do pintor francês Alfred de Dreux.
1951 – Emile-Maurice morre e Robert Dumas Hermès e Jeans Rene Hermès assumem a empresa, ambos maridos das bisnetas de Thierry: Jacqueline e Aline. Robert introduz as gravatas, malas de viagens, toalhas de praia e perfumes da marca no mercado.
Robert Dumas Hermès
Logo inspirado em obra de Alfred de Dreux
Obra original “Le Duc Attele”, de Alfred de Dreux
Embalagens icônicas
JEANS LOUIS DUMAS 1978 – Jean Louis Dumas, filho do tataraneto de Thierry Hermès, assume a empresa e amplia a loja.
Jeans Louis Dumas Hermès
PATRICK TOMAS 2003 – Jean se aposenta e Patrick Thomas se torna o novo líder da marca, aumentando mais uma vez a loja. AXEL DUMAS 2012 – Axel Dumas, da sexta geração da família Hermès, vira CEO da companhia e se mantém até hoje.
Interior loja Hermès em Paris
Loja Hermès em Paris | Crédito: Etiqueta Única
PRINCIPAIS CRIAÇÕES DA MARCA:
lenços de seda com motivos equestres e bolsa de couro em forma de trapézio “Kelly”
1923 – Bolsa BOLDIE, primeiro modelo de zíper como fecho
1930 – Bolsa PLUME, usada por Catherine Deneuve
1935 – Bolsa tiracolo, que passou a ser chamada de Kelly, quando 21 anos mais tarde a atriz e Princesa de Mônaco Grace Kelly usou a bolsa no modelo “Sac a Depeches” pra cobrir a barriga de grávida na capa da revista “Life”.
1937 – Lenço de seda, sucesso entre celebridades como Jacqueline Kennedy.
1938 – Pulseira ‘Chaine d’ancre’; jaqueta e demais trajes de montaria. A marca também começa a se inspirar em livros, pinturas e objetos de arte.
1950-1 – Primeiro perfume da marca EAU d’HERMÈS
1958 – Bolsa Trim, de lona com bordas de couro, uma das preferidas de Jack Kennedy
1961 – Perfume CALÉCHE, um dos mais famosos da história
1969 – Bolsa CONSTANCE, modelo a tiracolo com fecho de ferragem em forma de H
1972 – Primeira coleção de sapatos femininos
1974 – Perfume feminino AMAZONE
1976 – Braceletes esmaltados
1981 – Bolsa Birkin é lançada em homenagem à atriz britânica Jane Birkin, que sentou ao lado de Jeans Louis Dumas em um vôo, casualmente e transportando seus pertences numa mala de palha, queixou-se ao CEO da marca que as malas bonitas nunca eram suficientemente grandes para transportar tudo aquilo que precisava.
1995 – Perfume feminino 24 FAUBOURG.
1999 – Perfume feminino HIRIS.
2000 – Porcelanas
2000 – Perfume feminino ROUGE HERMÈS.
2005 – Lançamento do e-commerce
2016 – Pesquisa que comprovava que uma bolsa Hermès modelo Birkin era um investimento melhor do que ações na Bolsa de Valores ou em barras de ouro durante os últimos 35 anos. – Não achei se agora em 2018 ainda é um fato.
2007 – Helicóptero mais sofisticado do mercado, com o elegante modelo EC135 da Eurocopter como base
2007 – LINDY BAG
2009 – Linha PETIT H, que reaproveita de forma criativa os materiais descartados em suas oficinas
2010 – Perfume unissex VOYAGE D’HERMÈS, inspirado e idealizado pelo perfumista da marca Jean-Claude Ellena
2010 – Coleção exclusiva de joias criada por Pierre Hardy, estreando no segmento da alta joalheria, sob medida
2010 – Inauguração da primeira loja dedicada exclusivamente ao segmento masculino, localizada na Madison Avenue, em NY
2011 – Lançamento do perfume UN JARDIN SUR LE TOIT
2014 – Lançamento da linha LE BAIN: shampoo revitalizante, gel tonificante, hidratante corporal, leite para o corpo, sabonete e espuma para banho, criados a partir dos perfumes da marca
Grace Kelly e a bolsa Kelly
Bolsa Kelly
Jackie
Bolsa Birkin
Audrey Hepburn com lenço
A HERMÈS NO BRASIL A primeira loja no Brasil foi lançada no Shopping Cidade Jardim, em 2009, e os produtos produzidos com seda brasileira mesmo. Em 2013, Etiqueta Única inicia venda online no Brasil de Bolsas Hermès usadas autenticadas.
É parceira do cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa em seus trajes de equitação.
Voltando do feriado de Carnaval com um resumo dos melhores looks do Oscar 2017! Nessa edição as mulheres capricharam! Foram vistos poucos looks estranhos ou de mau gosto. Selecionei os 22
O friozinho tá voltando, mas ainda com o sol iluminando com toda a força. Nada melhor que passear depois do trabalho nesse fim de tarde de quinta-feira com uma roupa