COMO ESCOLHER O VINHO CERTO PRA CADA REFEIÇÃO
Categories:
Meus amigos costumam me perguntar qual vinho escolher pra acompanhar melhor tal refeição. Eles me falam a ocasião e se é um almoço ou jantar… eu sempre respondo a mesma coisa rss: depende do que você vai comer! Faz muito tempo que quero voltar com a coluna de vinhos aqui no blog. Já tivemos matérias muito legais e até colunista fixo sobre o assunto.
Pra quem não sabe, comecei a estudar sobre vinhos na minha primeira faculdade (bacharelado em Hotelaria e Gastronomia pelo Centro Universitário SENAC, 2008-2011).
O Gerson Bonilha, que foi meu professor de Alimentos e Bebidas, é formado em Hotelaria também e especializado em Gestão de Serviços de Bebidas com Ênfase em Vinhos. Ele foi meu primeiro mentor na área dos vinhos. E participar de uma aula em que todo mundo – era obrigado a – girava a taça, eu me sentia menos anormal e mais realizada rss.
Quem gosta/quer entender sobre vinhos não pode ter esses bloqueios de girar taça e ficar apreciando por etapas enquanto os outros da mesa fazem careta. Na verdade, por mais que você leia todos os conteúdos sobre o assunto, é a prática de degustações que vai desenvolver seu entendimento de fato. Alguns anos depois, conheci meu namorado, especialista no assunto, Amém. Que sorte a minha! <3 A garrafa de vinho é grande pra tomar sozinha e suas características raramente duram mais que um dia. Então as oportunidades de tomar vinho sem desperdiçar ficam mais difíceis sem ter companhia.
Nunca fui muito dos drinks e cervejas (hoje eu faço minhas próprias cervejas artesanais, mas falamos disso outro dia). Então o maior acordo que às vezes eu chegava com amigos em bares e restaurantes, se não tivesse opção de taça no menu, era compartilhar sangrias haha (coquetel de vinho tinto/branco com suco de frutas). Hoje eu tenho um pouco mais de conteúdo e experiências pra compartilhar com vocês com mais segurança.
Concluí o primeiro level do WSET – Wine & Spirit Education Trust – líder de qualificações em vinhos e destilados a nível mundial pra quem quer desenvolver seus conhecimentos em vinhos e destilados. Disponível em 19 idiomas através de uma rede de mais de 700 centros de ensino autorizados distribuídos por mais de 70 países. São 4 os níveis disponíveis no Brasil, além do 5 e 6, que só podem ser realizados no Reino Unido. Pouco mais de 10 pessoas no Brasil concluíram os 6 níveis até hoje. Até onde eu tinha acompanhado, nenhuma mulher. E provavelmente não serei uma delas hahaha. Tem que estudar MUITO e cada level é bem caro. A qualificação no quarto já te dá acesso ao Instituto Masters of Wine.