Por Ana M.:
Oi mamães!!
Como estão?
Primeiro de tudo quero fazer uma pergunta. Só eu que fico ansiosa pra ver o Enzo (e vocês verem o baby de vocês, claro) falando?
Enzo só diz mamãe, inclusive para o papai também!
Enzo só diz mamãe, inclusive para o papai também!
Gente, não vejo a hora! Estou numa ansiedade incontrolável.
É claro que corri para os blogs e também para a minha querida pediatra (Daí, fofa!) e consegui tirar umas dúvidas e venho repassar a vocês!
Meu filho está com 1 ano e 5 meses praticamente. E não, ele não está atrasado ao falar apenas uma palavra que seja possível o entendimento.
Cada criança possui seu tempo, alguns mais rápidos para andar, outros os dentes nascem primeiro e outros desenvolvem a fala mais rapidamente.
Percebi que preciso falar com mais calma e articular bem a boca e os lábios aos olhos do Enzo. É preciso de calma, pois as vezes não percebermos e esquecemos desses detalhes no dia a dia, não é uma tarefa fácil!
Devemos também conversar muito com o bebê, ler livros, cantar, e assim vai estimulando e obtendo ainda mais curiosidade por sons e palavras.
Devemos sempre apontar para os objetos e repetindo o nome e se o bebê apontar querendo algo, falar: “Ah você quer água?” Para firmar bem as palavras e começar também a associar o “objeto” com seus nomes. Uma forma de apresentar o objeto ao mundo da criança.
Expresse na voz o que você está sentindo.
Se está feliz, demonstre. Se estiver triste/irritada mude o tom da voz.
Coloque sempre a entonação, o ajudará a decodificar as emoções.
Se está feliz, demonstre. Se estiver triste/irritada mude o tom da voz.
Coloque sempre a entonação, o ajudará a decodificar as emoções.
Outra questão que é importantíssima é que não podemos “mimar” (pego muito no pé do meu marido, ele quer falar bonitinho com o Enzo e isso me tira do sério!) as crianças com palavras bonitinhas, como por exemplo: “papa” para comida; vamos fazer a “naninha” quando na verdade é vamos dormir!
E essa troca interfere muito no aprendizado, não falem “dengoso”, “bonitinho”, ou “manhoso” com seu filho!!
Essas foram as principais dicas recebidas e que repasso a vocês! Tenhamos calma e muita dedicação para mais essa nova boa fase!
Haja ansiedade, Senhor!
Lembrando também que se o seu filho não falar até os dois anos de idade é preciso ter o auxílio de uma fonoaudióloga, pois nesta fase a criança já deveria estar formando frases!!
Mamães, alguém mais tão angustiada pelas próximas palavras e descobertas do seu filho? Digam que sim! Hehe…
Um beijo meu!