Por Andressa L.
Estamos falando da Estação de Treinamento Funcional que consiste em um aparelho disposto de várias funções e diferentes objetos para o treino.
Tais como : TRX, cordas, elásticos, kettlebell (bolas de ferro com pesos), medicine ball (bolas com peso), cordas, barras, entre outras funções comuns como a barra para agachamento.
Cada marca dispõe de itens e funções diferentes.
O exercício funcional foi criado para que fosse possível treinar todo o corpo ao mesmo tempo não levando tanta sobrecarga nas articulações. Pode ser usado somente o peso do próprio corpo ou usar os acessórios que foram criados para trabalho de diferentes grupos musculares.
Vou falar das duas mais conhecidas e usadas.
São várias possibilidades, é possível fazer o exercício com apenas um ponto de apoio e assim aumentar o gasto energético e o número de músculos envolvidos.
Os exercícios parecem ser fáceis de serem executados, mas o corpo é bastante exigido para executar os exercícios corretamente.
O importante é respeitar um intervalo de pelo menos um dia entre os treinos – nada diferente do que um iniciante deve fazer quando começa a se exercitar depois de um tempo parado.
Em que a bola sobe usando a força do quadril e ao descer, o braço trabalha para brecar a velocidade. A maior parte dos movimentos é pendular, como a parte interna de um sino.
São seis os movimentos básicos.
1: É possível fazer uma série de exercícios, começo com esse que é um abdominal com a medicine ball – uma bola que pesa, essa no caso era uma de 6 kg e elas variam de peso. Subo o tronco com o abdômen travado, jogo a bola na cama elástica a frente, retorno o tronco e a bola volta para mim repetindo o mesmo movimento.
2: Desenvolvimento de ombros com a corda elástica.
3: Crucifixo invertido para posterior de ombro e costas
4: O swing com kettlebell. Esse mesmo peso o kettlebell pode ser usado para fazer agachamento nessa mesma posição, afundos, passadas e muitos exercícios para os membros inferiores.
5: Remada cavalinho para as costas. A máquina possui em encaixe onde é possível que faça remada sem que outra pessoa precise segurar, pois esse é um exercício que muitas vezes deixamos de fazer por não ter aonde apoiar a barra, improvisando nos cantos da academia, estragando as paredes e muitas vezes ficando desconfortável.
6: Tríceps na paralela. Essa paralela também é móvel podendo tirar e encaixa em outra altura ou outro lado do aparelho, muito legal essa versatilidade da estação.
A última foto é a original da estação da academia que treino. Acho muito legal esses exercícios até mesmo para encaixar junto ao treino de musculação, pois ativam fibras diferentes que muitas vezes não ativamos com um mesmo exercício feito com pesos comuns. Fico por aqui. Espero que gostem e ate a próxima.