Olá meninas!! 

Hoje iremos falar sobre dois assuntos: a importância de trabalhar a lombar nos treinos (conseqüentemente também os MMSS – membros superiores) e o preconceito que muitas mulheres têm em treinar braços.

Mas primeiramente, como foi a semana passada??  Treinaram muito? Alimentaram-se direitinho ou deram umas “jacadas”??rs

Gente, estou curiosíssima para ver o desenvolvimento da Laura com meu treino.
Ela irá postar aqui para vocês todo o decorrer do nosso trabalho em parceria. 
Diz ela que está pegando firme!! Vamos ver, não é?? Rs 

Vamos lá?



Para começar, muitas mulheres, principalmente as que acabam de entrar na academia, não gostam ou não querem treinar braços. Pelo simples fato de acharem que irão ficar ‘fortes demais’.

Eu já  falei aqui em um post para vocês que esse é o maior engano que se comete, pois se o treino é criado para vocês dentro de suas necessidades e expectativas, isso não vai acontecer. Só se você estiver fazendo o treino errado. Porém, com certeza irá perceber, pois para os braços ou qualquer músculo do corpo crescer em um tamanho considerável é preciso muito, mas estou falando de muito estímulo e trabalho de força.
Minhas queridas, podem ter certeza que se fizerem somente alguns exercícios, que seja uns 3 para cada grupo muscular, não deixarão vocês ‘fortes’!
Pelo contrário, irão somente desenhar e talvez até definir, deixando bonito.

Também existem as mulheres que querem ganhar massa muscular nessa região.
E se conversarem com uma delas verão que pelo contrário, é muito 
difícil ficar forte.É preciso muito mais, pois não se ganha massa muscular da noite para o dia. 
Isso sem contar que não se treina só uma parte do corpo não é meninas? Não queremos treinar pernas e deixar os braços molengos dando o famoso tchauzinho gelatina, rs. 

Portanto, vamos treinar o corpo inteiro para o conjunto todo ganhar um aspecto mais bonito e por igual.
 
Esclarecido o mito de se treinar braço? rs 

Mas o mais importante disso tudo é a importância de se treinar os MMSS: para a saúde corporal e o bom desenvolvimento no treino de todo o resto do corpo.
E é aí que entra a lombar, que é usada na grande maioria dos exercícios, e muitos não dão a importância necessária à ela.  
Vocês sabiam que se quer treinar pernas e ficar com elas bonitas, desenhadas ou até mais forte, é preciso treinar Membros Superiores e principalmente fortalecer a lombar?
Caso contrário não terá força para fazer os melhores exercício para os MMII 
(membros inferiores) e assim também não conseguirão evoluir nos treinos. 
Uma lombar forte lhe permitirá aumentar os pesos em outros exercícios!! 

  • Para se fazer um agachamento, por exemplo, é preciso ter além de uma consciência corporal e de equilíbrio boa, boa postura e força na região dorsal e lombar para conseguir segurar a barra nas costas. E já sabem, quanto mais peso, mais sentirá a lombar! 

  • Para fazer um leg press (pressão de pernas) é preciso ter força lombar, pois no momento da força que o corpo faz contrário à máquina, esta te empurra para trás. Se a estabilização da coluna e lombar não estiverem corretas e a lombar não estiver bem aquecida e trabalhada você sairá do aparelho com fortes dores na região. 

  • Para fazer diversos exercícios de glúteos, muitos que ficamos em 4 apoios forçando a lombar para baixo, se não houver força na região, nem terá estabilização da mesma e assim o exercício sairá errado.

Entre outros milhares de exercícios em que o foco principal é a lombar e a coluna para estabilizar o movimento. 
Sem contar nos prejuízos que poderão ocorrer a curto ou até longo prazo na saúde corporal!
Pois a região lombar, quando bem exercitada ajuda a manter uma boa postura, além de prevenir lesões na coluna.
 
É muito importante trabalhar os músculos estabilizadores da coluna, entre eles os músculos lombares, os abdominais e os para vertebrais. 

Separei aqui alguns exercícios de lombar para servir de ajuda.

Exercícios de alongamento para lombar: 


Exercícios de força para fortalecimento da lombar: 











“Extensão lombar”: um dos mais simples. Pode ser realizado com ou sem peso. 











“Bom dia”: um nível mais avançado, com a barra apoiada nas costas. Irá flexionar o tronco para frente (peça sempre ajuda de um professor, principalmente nos exercícios que desconhece). 













“Levantamento terra”: um dois quais, como expliquei acima, é preciso ter força na região para realizá-lo. 

  

Queridas
!! Espero que tenham gostado! 
Fico a disposição para qualquer dúvida!!