QUAL O MELHOR CHOCOLATE DO MUNDO PRA PRESENTEAR ALGUÉM?

Dar um chocolate de presente para alguém vai ficando clichê ao longo da vida. Ganhar também. Mas a época da Páscoa faz a gente abrir a mente e querer as novidades criativas do mercado.
Eu particularmente não me encanto com muitos chocolates e nem me animei tanto igual a maioria com o filme da Fantástica Fábrica de Chocolates.
Eu tenho PAIXÃO pelos que levam a massa de marzipan (amêndoas).
Os únicos que me chamaram a atenção ultimamente foram o Keto Chocolate, que diz ter menos de 2 calorias por unidade; e o malásio Beryl’s que tem como slogan Heaven in your mouth.

E pensando em que chocolate me surpreenderia tanto na Páscoa quanto em outras ocasiões a ganhar de presente, fiquei pensando quais as maiores e melhores do mundo. Aí eu me interesso em ganhar pra conhecer e tirar o veredito se realmente a fama é condizente com a experiência. ; )

MARS INC
A americana mais famosa pelos seus M&M’s é a maior produtora de chocolates e guloseimas do mundo, como o Twix e Skittles (eu adorava esse último quando era criança, hoje acho TÃO doce…).
Mas okay, ainda não é essa. Definitivamente não quero ganhar confetes de chocolate de presente.

NESTLÉ
Em segundo lugar no ranking de chocolates mais produzidos do mundo, a suíça conhecida pelos Alpino, Baton, KitKat, Prestígio e Suflair.
Tem em toda esquina, então ainda não são esses.

MONDELEZ
Em segundo lugar está a americana Mondelez. Dona dos Bis, Diamante Negro, Ouro Branco e outros chocolates das caixinhas de mercado.

FERRERO
Ferrero Rocher, Nutella e Kinder. Estamos começando a conversar.

CADBURY
Incorporada pela Kraft Foods em 2010, tem como produtos o Toblerone e Wafers de Nabisco.

HERSHEY
A centenária americana. Uma das marcas que tenho curiosidade de conhecer, a Scharffen Berger, é há alguns anos propriedade da Hershey. Nascida independente, manteve sua essência e foco nas formulações com teores mais altos de cacau e refinado processo de produção após a venda. De uma das cidades que já pensei em estudar, a americana Berkeley, promete ter sabor único e intenso, especializada em chocolate amargo, que eu adoro. Não há no Brasil, apenas nos Estados Unidos, em lojas da Hershey.

 

PERFETTI VAN MELLE
A empresa foi criada em 2001, a partir da fusão da italiana Perfetti com a holandesa Van Melle. Operando em 150 países, a companhia apresentou receita líquida de 2,882 bilhões de dólares no ano retrasado. Com isso, obteve a sétima posição no ranking dos maiores fabricantes de chocolates e doces do mundo. Entre suas marcas mais conhecidas, estão o Mentos e a Fruit-Tella

 

LINDT & SPRUNGLI
Conhecida por seus chocolates premium, como Lindor, de casca amarga com recheio cremoso, e os Toffer.
É daqueles chocolates que atacamos metade do pote, nos arrependemos e depois ficamos com metade dele durando mais alguns meses rs.

EZAKI GLICO
*Enfim uma que não conheço e já aceitaria ganhar pela curiosidade.
A barra de caramelo Glico (abreviação de glicose mesmo), é seu doce mais famoso.

MEIJI SEIKA
Dona da Hello Panda e Ya Ya.

TEUSCHER
Ingredientes de primeira qualidade e a promessa de surpreender os maiores chocólatras. A casa nasceu há mais de 70 anos em um vilarejo dos Alpes Suíços.
* Temos uma primeira ganhadora do objetivo deste post!

 

VOSGES HAUT-CHOCOLAT
Direto de Chicago, Katrina Markoff – proprietária e mestre chocolateira da marca – tem um cuidado especial com cada ingrediente usado na produção de seus finos chocolates e trufas. Tem sabores exóticos, como abacaxi e bacon.
* Gostei.
JACQUES TORRES CHOCOLATE
A novaiorquina é famosa pelo seu chocolate quente acompanhado do tradicional pain au chocolat francês e de sua caixa de chocolates artesanais.
* Me deu vontade o suficiente pra anotar na checklist de próxima visita à NY.
** Reparem no link do site. Genial.

NORMAN LOVE CONFECTIONS
Em Fort Mayers, Flórida, causam impacto aos olhos e na boca. O dono, Norman Love, desenvolveu uma técnica na qual chocolates finos importados da Bélgica, França e Suíça são pintados a mão e complementados com ingredientes frescos como bananas, morangos e castanhas.
* É ESSE!

VALRHONA, TAIN L’HERMITAGE
A francesa é uma das mais reputadas do país. Não achei mais infos.

GODIVA CHOCOLATIER
Direto de Bruxelas, uma das capitais mundiais do chocolate, a marca já foi fornecedora oficial da família real da Bélgica.

RICHARD DONNELLY FINE CHOCOLATES
Mais uma americana. Com chocolates belgas e franceses misturados com lavanda, chipotle, açafrão, entre outras combinações.
* Fiquei bem curiosa com esses blends.

PUCCINI BOMBONI
A Holandesa vende chocolates artesanais, com ingredientes frescos. Promete uma super qualidade, assim como a fama do país no quesito chocolate.

A seguir, um gráfico que achei no portal da revista Exame, com um infograma sobre os maiores produtos do mundo.

E em resumo, minha cesta de chocolates ideal seria a de:
• RICHARD DONNELLY FINE CHOCOLATES, com lavanda, chipotle e açafrão
• NORMAN LOVE CONFECTIONS com morangos, bananas e castanhas
• SCHARFFEN BERGER CHOCOLATE MAKER, de chocolates amargos
• TEUSCHER, a encantadora de chocólatras

XOXO,
Laura K.

Fontes: Exame, Exame, Terra