25 MAIORES PINTORES DO MUNDO PARTE 1

Quando ouvimos falar sobre esses pintores, temos familiaridade. Mas e se pedirem para você citar os pintores famosos do mundo, você lembraria de todos e saberia suas principais obras e histórias?

PIERRE AUGUSTE RENOIR (francês) Renoir retratava famílias da comunidade onde vivia.

VAN GOGH (holandês) A maioria de suas obras têm cores quentes e profundidade de perspectiva.

Sua obra mais famosa “A noite estrelada” foi pintada em 1889 e teve como cenário a paisagem da vista da janela do quarto de hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente após uma crise psicótica em que arrancou sua própria orelha. Tem 73,7 x 92,1cm e hoje se encontra no MoMa, em Nova York. A pintura é a óleo em tela, com traços espirais impressionistas.

LEONARDO DA VINCI (italiano) Famoso por “Mona Lisa” - também conhecida por Gioconda - e por “A última ceia”  - danificada por uma porta, perdendo os pés de Cristo..

CÂNDIDO PORTINARI (brasileiro) Retratava questões sociais brasileiras. As mãos e pés desproporcionais remetem ao trabalho pesado com os membros no campo.

JACKSON POLLOCK (norte-americano) Há rastros de cinza de cigarro em suas telas, devido ao hábito de fumar.

PAUL CÉZANNE Sua obra “O Jogador de Cartas” é o quadro mais valioso do mundo, avaliado em US$250 milhões.

RENÉ MAGRITTE (belga) Surrealista e revolucionário, questionava os limites da representação, gerando uma série de discussões filosóficas.

Sua obra “Ceci n’est pas une pipe” foi pintada entre 1928 e 1929. Tem 63,5 x 93,98cm e hoje se encontra no Museu de Arte do Condado de Los Angeles. É uma pintura surrealista que fazia parte de uma série revolucionária chamada “A traição das imagens”, que procurava questionar os limites da representação, gerando uma série de discussões filosóficas como o ensaio de Michel Foucault.

Sua obra “The Son of Man” foi pintada em 1964. Tem 116 x 89 cm e hoje pertence a um acervo particular raramente exposto em público. A pintura é um autoretrato.

GRANT WOOD (americano) Valorizava as características singulares de seu país.

Sua obra “Gótico americano” foi pintada em 1930. Tem 78 x 65,3 cm e hoje se encontra no Instituto de Arte de Chicago. É uma pintura a óleo e realista, inspirada em uma casa de campo de estilo neogótico em Iowa do Sul, retratando o Midwest rural americano

CLAUDE MONET (francês) Impressionista, retratou o jardim de Monet, em Giverny.

Sua obra “A lagoa de lírios de água” foi pintada entre 1907 e 1908. Tem 93 x 74cm e hoje se encontra no Metropolitan Museum of Art, em New York City. É uma pintura impressionista clássica a óleo, parte de uma coletânea chamada Nenúfares, produzidas nos últimos anos de sua vida.

GUSTAV KLIMT (austríaco) Sua obra “O beijo” , em óleo com folhas de ouro, retrata o próprio Klimt e sua mulher Emilie Flöge.

Pintada em 1899, tendo como primeiro nome “Casal de Namorados”, tem 180 x 180 cm e hoje se encontra na Galeria Belvedere da Áustria, em Viena. É uma pintura a óleo com folhas de ouro.

JOHANNES VERMEER (holandês) Dizem que a “Moça com brinco de pérola” - pintura a óleo - seria a filha de Vermeer com 13 anos de idade. 

Pintada em 1665, tem 44,5 x 39 cm e hoje se encontra no museu Mauritshuis, em Haia. É uma pintura a óleo, sem rascunhos ou estudo prévio de cores e luzes.