25 MAIORES PINTORES DO MUNDO PARTE 2
Quando ouvimos falar sobre esses pintores, temos familiaridade. Mas e se pedirem para você citar os pintores famosos do mundo, você lembraria de todos e saberia suas principais obras e histórias?
SALVADOR DALÍ (espanhol) Visões sobre a relatividade. Alguns ícones do pintor: relógios derretidos e formigas.
Sua obra “A persistência da memória” foi pintada em 1931. Tem 24 x 33 cm e hoje se encontra no MoMA, em New York City, para onde foi doada. É uma pintura a óleo surrealista, expressando a visão de Dalí sobre a relatividade. * Dalí pintou em poucas horas, enquanto sua mulher e amigos foram ao cinema.
PABLO PICASSO (espanhol) Pioneiro do Cubismo, é conhecido como o artista mais importante do séc. XX.
Sua obra “Guernica” foi pintada em 1937. Tem 349 x 776 cm e hoje se encontra no museu Reina Sofia, em Madrid. É uma pintura a óleo produzida em apenas um mês, com tintas preta, branca e cinza, sobre o bombardeamento de Guernica na Espanha, pela Alemanha, do mesmo ano.
Sua obra “Three Musicians” foi pintada em 1921. Tem 2,00 x 2,23 m e hoje se encontra no MoMA 0 Museu de Arte Moderna de New York. É uma pintura a óleo e considerada uma das mais importantes cubistas.
EDVARD MUNCH (norueguês) Sua obra “O grito” foi pintada em 1893. Uma de suas versões foi vendida em um leilão da Sotheby’s por mais de US$119 milhões.
SANDRO BOTTICELLI (italiano) Sua obra “O nascimento da Vênus” foi pintada em 1486. Hoje se encontra na Galeria Uffizi, em Florença.
A pintura retrata Vênus sobre uma concha, entre Zéfiro, Clóris e Hora, encomendada pelo político Lorenzo di Perfrancesco.
MICHELANGELO (italiano) Sua obra “A criação de Adão” foi pintada em 1508, para o papa Júlio II. Hoje se encontra na Capela Sistina, em Roma.
É uma pintura no teto representando histórias bíblicas sobre a criação do mundo onde Deus e Adão quase se tocam.
DIEGO VELÁZQUEZ (espanhol) Sua obra “As meninas” foi pintada em 1656. Tem 3,18 x 2,76 m e hoje se encontra no Museu do Prado, na Espanha.
É uma pintura a óleo retratando uma cena do cotidiano na corte espanhola. * O pintor também está na tela ao fundo do quadro.