13 ATRAÇÕES CURIOSAS DA REPÚBLICA TCHECA

Entre tradições e atrações bem conhecidas, a Tchéquia tem seu “lado B”, com inúmeros locais curiosos. 

Passeio no topo das árvores Passarelas de madeira elevadas, que levam para um mirante ainda mais elevado – pode chegar a 45 metros.  Localização: Lipno, Pustevny, Krkonoše.

Relógio Astronômico Comunista é uma reconstrução, na estética socialista, do antigo relógio astronômico de Olomouc, destruído ao final da Segunda Guerra. Os apóstolos foram substituídos pelos proletários, os anjos por ferreiros, e os mosaicos de santos por cientistas. Todo dia, às 12h, o relógio faz uma apresentação de 5 minutos. Localização: Olomouc.

Siderúrgica de Vítkovice  Funcionou até 2006. Com o fim da extração de carvão na região, foi desativada e transformada em um centro cultural com vários espaços para os mais variados tipos de eventos, como o festival de música Colors of Ostrava. Localização: Ostrava.

A Igreja de São João Nepomuceno Número cinco em vários elementos: cinco altares, cinco portas, cinco capelas... que vem da lenda de São João Nepomuceno, atirado no rio Moldava após torturado e morto. No local de sua queda, surgiu um círculo com cinco estrelas. Localização: Žďár nad Sázavou, na região de Vysocina.

O Ossuário de Sedlec, em Kutná Hora, é uma capela decorada com os restos mortais de 40.000 pessoas. A decoração, feita por um frade local, inclui lustres, brasões e pirâmides de ossos. Um memorial que nos lembra da finitude do ser humano. Localização: Kutná Hora.

O Salão dos Vinhos Tchecos é uma exposição permanente que acontece nos porões de um palácio em Valtice. Todos os anos, os 100 melhores rótulos do país são escolhidos em um concurso, e disponibilizados para prova no Salão. Tintos, brancos, rosés e espumantes estão categorizados e explicados – e todos disponíveis para venda no local. Localização: Valtice, Morávia do Sul.

Do início do século 20, temos o Portmoneum de Litomysl. Era o imóvel da família Portmon, que apreciavam o trabalho do artista plástico Josef Vachál. O artista decorou as paredes da casa com danças de diabos, figuras místicas e santos e seu trabalho só foi compreendido após sua morte. Localização: Litomysl, região de Pardubice.

Em Brno há um bar chamado Super Panda Circus. Para conhecê-lo, você precisa que alguém lhe diga aonde ir, porque da rua ele é invisível – nenhuma placa, nenhum neon, apenas uma porta como outra qualquer, fechada. O interior, completamente psicodélico, e os drinques, bizarros, para dizer o mínimo. É Brno e sua irreverência em estado puro. Localização: Brno.

A Igreja ‘sem porta” de Nossa Senhora de Týn  Sua porta está oculta pelos edifícios que estão a sua frente. Para entrar na igreja, atravesse as arcadas. Localização: Cidade Velha, Praga. A rua mais estreita de Praga só comporta UMA pessoa por vez, contando com um semáforo de pedestres. Localização: Malá Strana, Praga. O Mundo Medusa é um curioso aquário dedicado exclusivamente a – sim, medusas! Também conhecidas como águas-vivas. Localização: Pankrac, Praga