Laura K Eventos e novidades #SOUMÃE | Como estimular fala e visão do bebê

#SOUMÃE | Como estimular fala e visão do bebê




Por Ana M.:

Oi mamães, como estão?

Agora com quase um ano e um mês comecei a estimular a fala e a visão do Enzo.
Sim, os bebês precisam ser estimulados em tudo e agora é a fase em que eles começam a compreender um pouco mais, a exercitar a memória, bem como a visão.

Por sermos mães e babonas, ficamos torcendo para vir logo a primeira fala, e claro, queremos logo a sílaba “ma”, de mamãe e lá vem muitas emoções!!!
Quando o Enzo disse pela primeira vez “mama”, ele estava choramingando e claro, fiquei olhando e deixei chorar mais alguns segundos (pecado!!) para escutar novamente a palavra que eu tanto queria escutar. E escorre uma lágrima de felicidade.

Agora começamos a ler livros, ganhamos um livro de banho, aqueles de plástico e amamos. Sempre soube e quis começar a ler histórias mas sempre deixava pra depois e depois e, esse depois nunca chegava…
Leio a história, mas deixo ele passar as páginas do livro, aponto os personagens e fico uma semana no mesmo desenho para que ele grave bem a figura, até o momento em que eu pedir o personagem e ele me apontar o que peço.
Estou insistindo no personagem do macaquinho, e olhem como ele pegou certo. Gravei um vídeo do dia de hoje. A rotina é muito importante nessa fase, memorizando ainda mais as falas/desenhos.

Para a fala existe uma forma superlegal e bem conhecida também, mas na correria do dia a dia esquecemos muito desse detalhe.
São as ações não-verbais, aquelas ações que você junto com a fala mais demorada, aponta o objeto. 
Exemplo: “Filho, mamãe vai pegar o livro!” E no instante em que se fala, aponta para o livro, levando o olhar da criança até o objeto.
Desta maneira fixa ainda mais o objeto e seu nome, agregando ainda mais o aprendizado do bebê.

Deu pra entender? Risos…

Conversar com os bebês é fundamental também. Narre tudo o que estiver ao seu redor.
Exemplo: saindo do banho mostre a toalha de banho e diga para que serve, mostre o sabonete e explique para que serve e como se faz (sempre canto aquela música Banho é Bom – Castelo Rá-Tim-Bum).
Claro que sempre escolho uma coisa a fazer, ou narrar ao nosso redor, ou ler livros. Mudo sempre a cada semana.

Mães, alguma outra dica?

Um beijo, nosso!

@souanamendes


Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

7 Vinhos com + 15% de Desconto: Especial Copa do Mundo Coloração Pessoal: Os Azuis de Cada Paleta Coloração Pessoal: Os Verdes de Cada Paleta 7 Passos Para Se Vestir Como Uma Italiana Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Primavera Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Outono Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Inverno Coloração Pessoal: Os Vermelhos de Verão Chemise: 5 Looks Para Desfilar nas Viagens ao Litoral Chemise: 5 Looks Chic