É tudo perfeito quando o verão chega e as pernas estão firmes pra desfilar nas saias, vestidos e shorts. Vamos deixar elas preparadas?

Por Andressa Lima:

Bom dia meninas lindas!

Hoje e nas próximas duas semanas vamos falar sobre os músculos da ”coxa”, como é popularmente conhecida.
Separei o assunto para vocês em três sessões, as quais vou dividir em etapas.



Os músculos da coxa são divididos em 3 grupos: anterior, medial e posterior.

Começamos o assunto falando sobre o ANTERIOR neste post.
Ele é formado por músculos extensores da perna: o músculo sartório e quadríceps femoral.

Sartório
É o músculo mais longo, tem grande importância no membro inferior, todo o seu corpo muscular passa sobre o fêmur. E ele ajuda na flexão da perna e da coxa, girando-a lateralmente.

Quadríceps
É a parte de maior potência da perna, formado por 4 músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial.

Reto femoral
Fica situado na região mediana do quadríceps. É visível na superfície anterior da coxa de atletas ou até mesmo de praticantes de musculação regrados, sua parte superior é encoberta pelo ”sartório”. Ele flexiona a coxa e estende a perna sobre ela.

Vasto lateral
Corresponde à maior parte do quadríceps. É forte, longo e importante no desenho da face lateral da coxa. Participa da extensão da perna.

Vasto medial
Situa-se na região posterior interna do fêmur. É responsável pelo volume muscular situado na região inferior e interna da coxa, logo acima do joelho. Este extensor da perna é o músculo do quadríceps, cujo corpo muscular chega mais inferiormente.


Para compreenderem melhor a localização exata:


Agora vou passar alguns exercícios como exemplo que trabalham essa região anterior.
Sabendo que a “coxa” e todos os músculos envolvidos trabalham em conjunto, portanto não existe a possibilidade de treinar para atender somente a uma porção do músculo.
Por exemplo “quero treinar para trabalhar só o vasto lateral“…NÃO!
O que podemos fazer é um trabalho para enfatizar mais aquela região. Porém nada se constrói sozinho e não existe um exercício apropriado para somente aquele músculo.


Cadeira Extensora
O seu enfoque principal são os músculos anteriores da coxa, em especial o quadríceps .
Esse exercício , quando executado de forma correta e de forma intensa gera uma queimação e dor momentânea.


Agachamento e Afundo:
O agachamento é o melhor exercício para os músculos da perna e da metade inferior do corpo. Possibilita a inclusão simultânea dos glúteos, dos músculos frontais e traseiros do quadril e dos músculos estabilizadores. Ou seja, é um exercício que, como falei acima, trabalha a parte anterior da coxa e todos os outros músculos que a envolvem. O Afundo no caso seria um agachamento unilateral.




Leg Press (pressão de pernas)
Os músculos solicitados nesse exercício são quadríceps, posteriores da coxa, eretores da coluna vertebral, glúteos, tríceps sural. O posicionamento dos pés para cima ativa mais os músculos posteriores da coxa e o posicionamento dos pés para baixo ativa mais o quadríceps.


Espero que tenham gostado e que tenha servido de ajuda!

Vejo vocês aqui no próximo post para mais explicações dos outros grupos musculares da coxa.


Beeijo beijo e até logo.